Sobre

Entre 1999 e 2015, as paradas semanais foram elaboradas com base em critérios próprios, por intermédio de pesquisas em centenas de rádios brasileiras. As listas anteriores a 1999 são compilações pessoais, levando-se em conta informações encontradas quando da pesquisa no início dos anos 2000, que se deu preferencialmente no universo Pop/Rock da música. As publicações das playlists semanais (Pop e Populares) foram suspensas, por falta de tempo, entre 2016 e 2021.

A partir de janeiro de 2022, voltamos a publicar somente a Playlist Pop Semanal, concentrando o trabalho de pesquisa nos gêneros Pop, Rock, Reggae, Eletrônico (EDM), Rap/Hip-Hop, Adulto Contemporâneo (nacionais e internacionais), MPB, Funk-Pop e Axé-Pop (subgênero do funk/axé nacional que toca nas rádios comerciais Pop/Jovem/Top-40).

Para nossa pesquisa semanal, levamos em consideração ainda o ano de lançamento das músicas mais tocadas. Assim, aquelas que foram lançadas há menos de 3 anos (a partir de 2021, no caso das playlists de 2024) integrarão nossas listagens semanais. Já aquelas que foram lançadas há mais de 3 anos (de 2020 para trás, no caso da playlists de 2024) não entram na lista, pois consideramos ou midback ou flashback.

Porém, músicas antigas que, por alguma razão especial, voltaram às paradas, aparecerão na listagem normalmente, tendo em vista que o SdR considera uma reedição/relançamento da faixa. Ex: "Running Up The Hill (A Deal With God)", da Kate Bush, originária de 1985, relançada no ano de 2022.

Finalmente, exclui-se da playlist as músicas populares nacionais (Sertanejo, Pagode, Brega, Samba, Forró, Regionalistas e afins). Também não consideramos na playlist Pop as músicas que, mesmo gravadas por um artista pop, tenham a participação de artista(s) de gênero(s) não configurado(s) no que se pretende atingir/demonstrar com o presente trabalho - que é valorizar a música pop nacional e internacional.